Comprar computador pode ser uma atitude sustentável!

19/02/2018

Há soluções viáveis para colaborar com o ambiente e com o bolso.

Quando falamos de equipamentos eletrônicos de reuso, estamos nos referindo a uma atitude sustentável, responsável, economicamente viável e inclusiva.

Acompanhe o ciclo abaixo:

Muitas empresas de grande porte possuem regras internas que determinam um prazo específico para um lote completo de equipamentos ser substituído por outro lote com máquinas mais novas. Essa prática muitas vezes é usada para seguir normas da matriz internacional, logo, em muitos casos não constitui um cenário de problemas com as máquinas.

Como consequência temos muitos equipamentos trocados, mas que ainda possuem vida útil ainda bastante longa e podem servir para outras empresas dependendo das necessidades de uso e de orçamento disponível naquele momento. Isto significa que comprar um equipamento que já foi utilizado por outra empresa pode significar uma atitude consciente e criativa.

No Brasil não cultivamos o hábito de utilizar produtos que não sejam novos, mas se pensarmos no objeto em si, ele não perdeu sua funcionalidade por ter sido usado anteriormente.

Respeitadas as questões estéticas e de bom funcionamento, um equipamento eletrônico de reuso em nada deixa a desejar comparado a um equipamento de primeiro uso, desde que atenda as expectativas de seu novo dono.

A atitude de adotar o reuso é inovadora, pois o apelo ao consumo desenfreado nos leva a buscar o novo, nem sempre por motivos tão justificáveis assim e o desperdício precisa ficar para trás.

A Eixo TI levanta esta bandeira e acredita que atitudes sustentáveis são vantajosas para os indivíduos, para a comunidade e para o desenvolvimento da economia. Quando entramos no ciclo de sustentabilidade, facilmente encontramos em nosso poder objetos que não nos servem ou não nos agradam mais, porém estão em ótimas condições para o uso de outra pessoa e assim proporcionamos acesso para que alguém possa usufruir daquele bem.

Percebemos então que o ciclo sustentável de compra nos serve também!

Especificamente falando de equipamentos eletrônicos, considerando o reuso, certamente estamos colaborando para a preservação do ambiente, a redução de custos que promove a oportunidade de investimento no capital humano e na melhoria do desempenho geral dos serviços prestados pelas empresas e pelos colaboradores.

Veja também:

IDG Now! O mercado de eletrônicos pode gerar oportunidades para startups brasileiras

O que são computadores de reuso